Com 331 anos de tradição, a Romaria de Bom Jesus da Lapa foi reconhecida como patrimônio imaterial da Bahia nesta quinta-feira (4), em votação realizada pela Câmara de Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Natural da Bahia do Conselho Estadual de Cultura. A sessão foi realizada no auditório da Câmara de Vereadores de Bom Jesus da Lapa.
A sessão, que contou com a presença de diversas autoridades do município e da Bahia, também entregou MOÇÃO DE APLAUSOS para muitos homenageados pelo trabalho realizado em prol da cultura.
A Romaria do Bom Jesus da Lapa é uma das maiores manifestações religiosas e culturais do Brasil. O evento está inserido no Calendário Cultural do município e se destaca como uma das três principais romarias realizadas no Brasil.
Com programação oficial realizada entre os dias 28 de julho e 6 de agosto, esta é a maior romaria da Bahia e do Nordeste e a terceira do Brasil.
O processo para reconhecimento da Romaria do Bom Jesus da Lapa como patrimônio imaterial da Bahia começou em 2017 pelo governo estadual e agora está na responsabilidade da Câmara de Patrimônio da Bahia, sob relatoria da conselheira Evanice Lopes. Após aprovação, o texto segue para homologação do governador e publicação no Diário Oficial.
A Bahia já tem 26 registros definitivos de patrimônio imaterial. O ofícios das Baianas de Acarajé e dos Vaqueiros, e o Carnaval de Maragogipe são alguns deles.