A Romaria de Bom Jesus da Lapa neste ano, 2019, terá várias mudanças. Proibições, remanejamento de locais de comercialização de produtos, barracas, ambulantes, fazem parte das novidades. As mudanças foram determinadas pelo Ministério Público da Bahia para que a Prefeitura realize uma série de alterações no circuito da romaria.
De acordo com o MP o objetivo das medidas é atuar antecipadamente na resolução de problemas que podem ocorrer na festa. Algumas dessas medidas tem enfrentado reações negativas de moradores, que manifestam pelas redes sociais.
Os ambulantes e vendedores estão apreensivos, a recomendação é para retirar todas as barracas das ruas e calçadas, e proibir qualquer montagem de toldos, mesas, balcões, ou carros de vendas de produtos nos locais de maior movimentação, e os mesmo serão remanejados para um novo espaço que está sendo feito, denominado Camelo. Barracas moveis e carrinhos de ambulantes não serão permitidos, segundo a recomendação, porque atrapalha a mobilidade do trânsito.
Para acolher os comerciantes que serão remanejados do circuito do evento(calçadas), a prefeitura está construindo um “Camelódromo”, ao lado da Avenida Manoel Novais, que de acordo a Gestão Municipal, ficará pronto até o próximo domingo(28), e deverá comportar 700 barracas.
Está proibido também, o uso de churrasqueiras e equipamentos de sons nas caçadas por proprietários de hotéis e rancharias.
Outro ponto que tem provocado muitas discussões é a proibição total de circulação dos charreteiros, proprietários de carroças puxadas por animais. O MP determinou que a Polícia Militar fiscalize e recolha esses veículos.
Para leitores do site, essa decisão, pode deixar muitos pais de família desempregados. Já que não há uma medida que permita uma mínima atuação desses condutores, ainda que delimite locais de circulação, com horários definidos e com a garantia de que não haja maus tratos desses animais.
Os donos de charretes estiveram na Promotoria nesta sexta-feira buscando uma reversão dessa proibição, que por enquanto continua válida.
Além das mudanças citadas acima, o promotoria ainda solicitou ações para melhorar a fluidez do trânsito, como sinalização, proibição de circulação de ônibus no circuito, além da criação de fluxo para acesso de veículos maiores, como ônibus, vans e similares, às portas dos hotéis.
As novas mudanças fazem parte da recomendação expedida pela 3º Promotoria de Justiça de Bom Jesus da Lapa, decorre de uma reunião realizada em junho na Câmara Municipal sobre o planejamento, a organização e execução das políticas de segurança, meio ambiente e cidadania voltadas para a Romaria 2019, que contou com a presença de diversas representações do município envolvidas no evento(relembre aqui).
Interaja com a nossa redação, enviado notícias, flagrantes, sugestões de matérias, fotos, áudios e vídeos. Seja um colaborador do site Notícias da Lapa via Facebook ou WhatsApp pelo número (77) 9687-7598.