A Romaria do Bom Jesus da Lapa tem algumas características diferentes de todas as outras que acontecem no município. Além de receber o maior número de visitantes, cerca de 600 mil, os romeiros ficam espalhados em vários pontos da cidade. Além da estrutura do comércio que se prepara com maiores estruturas para atender os visitantes, as ruas de Bom Jesus da Lapa se tornam um mercado popular.
Com a nova estrutura criada este ano, o Shopping do Romeiro, os visitantes passaram a ter mais um grande espaço para fazer suas compras. Já na parte cultural, acontecem eventos nos principais pontos turísticos da cidade, com músicas ao vivo, no Mercado Municipal, Praia da Coroa, Barrinha e na Praça Principal, além do espaço cultural próximo ao Santuário. Isso atrai a atenção dos romeiros, que visitam a cidade tanto para rezar, como também para se divertir nesse período.
Para este ano várias mudanças foram feitas pela prefeitura, o que já é perceptível pelos romeiros. Entre elas estão a proibição do tráfego de carroças de tração animal na área urbana do município e a intensificação da fiscalização com o apoio da Polícia Militar e aval do Ministério Público. Além disso, o trânsito ganhou horário especial para veículos de carga e descarga durante a romaria. “Sentimos diferença esse ano. Antes a gente ficava batendo nos carrinhos no meio do povo, nas pernas, esse ano fechou os pontos principais, e não tem mais objetos atrapalhando a gente. Era coisas de mais no meio da rua e nos lados, que a gente tinha opções de comprar, só que atrapalhava muito, especialmente nos momentos que as ruas ficavam cheias”, disse dona Maria de Lurdes, de 52 anos, que é da cidade Amargosa.