Ação Conjunta da Polícia Militar, Marinha do Brasil, Militares do Corpo de Bombeiro e SAMU na Praia da Coroa em Bom Jesus da Lapa, proporciona mais segurança aos visitantes e lapense que aproveitam o espaço do rio São Francisco para lazer durante o período da Romaria.
O policiamento[Polícia Militar] na praia busca dá mais segurança aos visitantes, e coibir o uso abusivo do uso dos sons[poluição sonora]; os agentes da Agência Fluvial de Bom Jesus Lapa faz a fiscalizações, verificado os documentos das embarcações, material de salvatagem, a capacidade de transporte dos passageiros e/ou cargas e habilitação de condutores que circulam na área; e os militares do Corpo de Bombeiros que vieram de Barreiras estão atuando como guarda-vidas, garantido a tranquilidade dos banhistas, com com dois veículos e uma base de primeiros socorros.
Já o SAMU, além do apoio em terra, conta com uma ambulancha que funciona como ferramenta para os serviços de atendimentos emergenciais de atendimento na água.
A Romaria do Bom Jesus da Lapa é uma das maiores manifestações religiosas e culturais do Brasil. O evento está inserido no Calendário Cultural do município e tem se destacado como uma das três principais romarias realizadas no Brasil. A Romaria do Bom Jesus da Lapa é a mais antiga do país, com 327 anos de história. E para esse ano, são esperados aproximadamente 650 mil visitantes.