O monitoramento feito através das medições da estação fluviométrica do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), instalada na ponte Gercino Coelho, mostra que o nível do rio São Francisco voltou a subir na cidade de Bom Jesus da Lapa. Nos dados atualizados no início da noite deste sábado(19) a cota estava em 8,84 metros, mostrando um aumento de 2 centímetros nas últimas 24 horas. O nível é considerado alto para a média histórica.
Com a cheia que já dura quase dois meses, as populações ribeirinhas de diversas ilhas e áreas próximas ao rio localizadas no território do município continua sentido seus impactos e estão fora de suas residências. A Ilha de Mariquinha onde foi uma das regiões mais afetadas, as estradas e todos os imóveis continuam cobertos pela água. Já na sede, alguns restaurantes quiosques construídos às margens do rio, no bairro da Barrinha, também continuam submersos. A cheia também dificulta o acesso a algumas comunidades.
Além de Bom Jesus da Lapa, a cheia do rio São Francisco também atingiu os municípios de Malhada e Carinhanha, primeiras a receberem suas águas na Bahia. Assim como nas cidades de Ibotirama, Barra e Xique-Xique, onde dezenas de comunidades ribeirinhas estão insoladas e muitas famílias precisaram ser removidas de suas casas.
Confira as imagens do Rio São Francisco no Instagram do Notícias da Lapa
Ver essa foto no Instagram