O Rio São Francisco já registra a maior cheia dos últimos 14 anos na cidade de Bom Jesus da Lapa. A marca de 8,17 metros acima do normal foi registrada no final da tarde desta segunda-feira(10), conforme medição realizada na régua instalada nas mediações da ponte Gercino Coelho. Essa mesma medição é enviada diariamente para a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF), em Sobradinho.
O aumento do nível do rio deixa as autoridades e ribeirinhos da região em estado de alerta, já que a previsão é que a água continue aumentando, já que além das chuvas que devem continuar em janeiro, são esperadas águas liberadas pela Hidrelétrica Três Marias.
Conforme o CPRM, as maiores enchentes desde o início do monitoramento (1940) foram em 1979, quando o rio São Francisco alcançou 12 metros, e em 1989, com 10 metros em Bom Jesus da Lapa. Já a cheia mais recente foi em março de 2020, quando o nível chegou em 8,14 m.
O aumento das águas do Velho Chico em Bom Jesus da Lapa e nas cidades ribeirinhas da região nesse início de ano é resultado das intensas chuvas sobre as cabeceiras e afluentes do rio nos últimos dias, que refletem no nível do rio no Norte de Minas e na Bahia.
Com o grande volume de água, a Hidrelétrica Três Marias está com 70% da capacidade, e vai abrir comportas no rio São Francisco. A Cemig, empresa responsável pela Usina Hidroelétrica (UHE Três Marias), informou que vai abrir as comportas do reservatório de forma gradual a partir desta quarta-feira (12).
Conforme alinhado junto ao Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS e Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico – ANA, a abertura será escalonada da seguinte forma.
- 12/01/2022, quarta-feira: abertura das comportas com 500 m³/s às 8h00, totalizando 1.350 m³/s de defluência;
- 13/01/2022, quinta-feira: ampliação do vertimento para 850 m³/s às 8h00, totalizando 1.700 m³/s de defluência;
- 14/01/2022, sexta-feira: ampliação do vertimento para 1.400 m³/s às 8h00, totalizando 2.250 m³/s de defluência.
Algumas cidades às margens do Rio São Francisco já alertam a população de diversas comunidades ribeirinhas para deixarem as suas casas, sob risco de inundações.
Confira as imagens do Rio São Francisco no Instagram do Notícias da Lapa
Ver essa foto no Instagram
Acompanhe o Noticias da Lapa também nas redes sociais através do Instagram e do Facebook.