Rio São Francisco baixa e moradores da Ilha da Mariquinha já começam a retornar para as casas

0
GrupoSCosta-350x250px
Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

Durante o período de cheia das águas do São Francisco, o site Notícias da Lapa acompanhou  a saga dos moradores de algumas ilhas e áreas próxima ao leitos do rio que foram tomadas pele água.

Nesta semana, com a diminuição do nível do Velho Chico, foram registrados os retornos de alguns moradores que haviam deixando as moradias na localidade da Ilha da Mariquinha, uma das regiões que foi mais afetada pela cheia. Cerca de 80 imóveis foram completamente cobertos pela água.

Estrada que dá acesso a comunidade ficou coberta pela água por mais de dois meses/Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

Em janeiro quando o rio atingiu sua primeira cheia do ano, muitos moradores de ilhas como Ilha da Mariquinha, Ilha da Cana Brava,  Ilha do Banco do Jogo, Ilha do Carrapato e Ilha da Prata  tiveram que deixar suas casas.

Em março, a  segunda cheia do ano de 2022 fez o nível chegar aos 9,30m. Por isso continuava inviável o retorno dessas famílias para suas moradias.

Agora o Velho Chico esta em clico de diminuição do seu nível. Conforme os dados da Estação Fluviométrica da Agência Nacional de Águas – ANA, instalada na ponte Gercino Coelho, atualizados no final da tarde desta segunda-feira(21), mostram que o Rio São Francisco continua baixando  em Bom Jesus da Lapa, vazou 11 centímetros e chegou a marcar a cota de  6,29 m.

Acompanhe o Noticias da Lapa também nas redes sociais através do Instagram e do Facebook.