Manifestações culturais e religiosas já fazem parte da vida do povo e da cidade de Bom jesus da Lapa, conhecida como a Capital Baiana da Fé. O local é um um ponto de encontro, que e durante todo o ano recebe peregrinos de várias partes do país e do mundo. Neste mês de agosto, o destaque dessas mobilizações foi a popular Romaria do Bom Jesus da Lapa. Onde mais uma vez as manifestações, romeiros, vindos de diferentes lugares, caminharam longas distâncias e pagaram promessas em agradecimento as graças recebidas.
O novenário do Bom Jesus da Lapa começou no dia 28 de julho, ao longo dos dez dias foram realizadas diversas missas, novenas, procissões e orações do terço, além de batizados e confissões, alvoradas e vigílias. E foi finalizado na noite desta segunda-feira(06) com a processão de encerramento, que seguiu até a esplanada do Santuário do Bom Jesus para o grande momento celebrativo da festa. Num momento de fé e gratidão, em que milhares de devotos deixaram a sua homenagem, o seu pedido ou agradecimento no pés do Bom Jesus da Lapa.
“Eu sofri um acidente, e estava entre a vida e a morte. Fiz uma promessa, que se eu levantasse da cama usaria uma coroa de espinho na festa do Bom Jesus. Hoje eu estou bem, graças um milagre do Bom Jesus”, disse o senhor José Ferreira, da cidade de Ilhéus.
“Aqui é um lugar sagrado, e eu venho todo ano com meus filhos e neto rezar, agradecer e pedir as graças ao nosso Bom Jesus. Tem muitos anos que venho aqui, comecei com a minha mãe, muito cedo, e e logo eu já estava aqui tantas vezes depois, junto com os meus filhos também, pedido a proteção do nosso senhor Bom Jesus da Lapa”, disse a aposentada, dona Maria Oliveira.
É uma tradição que já faz parte da vida de milhares de peregrinos, que durante grande parte do ano busca se organizar para a viagem de fé, que é compensada diante do Bom Jesus. “Olha, não tem como a gente deixar de visitar o nosso senhor Bom Jesus, ele é nossa esperança. Aqui eu renovo a minha vida, e rezo por todos aqueles da minha família, e todos os meus que também se foram, em especial a minha mãe, que sempre visitou o Bom Jesus”, disse.O tema da Romaria 2018 foi “Como discípulos do Bom Jesus, cristãos leigos e leigas missionários comprometidos com a igreja em saída” e foi muito bem recebido pelos devotos. A escolha foi inspirada na celebração do Ano Nacional do Laicato proclamado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
A Romaria do Bom Jesus da Lapa é uma manifestação cultural, por sua grande importância, está inserida no Calendário Cultural do município. Estando entre as três principais romaria realizadas no Brasil, sendo a mais antiga do país, com 327 anos de história teve, este ano, um dos maiores públicos dos últimos anos. De acordo com o balanço feito pela Polícia Militar, juntamente com o Santuário do Bom Jesus, Prefeitura e Polícia Civil, de 02 a 07 de agosto, mais de 600 mil pessoas passaram pela Capital Baiana da Fé. Representando um aumento de 20% no número de visitantes, comparando com o ano de 2017.
De acordo com a Setur, os hotéis e restaurantes da cidade foram os setores econômicos que mais beneficiados com a chegada dos visitantes.
Conforme a Secretaria de Turismo de Bom Jesus da Lapa, os hotéis, pausadas, rancharias, acampamentos e residências particulares de todos os bairros da cidade recebeu visitantes. “A romaria foi responsável pelo aquecimento nas vendas em todos os setores do comércio da cidade”, disse Edna Oliveira.