
O ciclo de romarias do Santuário do Bom Jesus da Lapa, poderá acontecer neste ano de 2021 e com a presença de público. O projeto de retomada da romaria com a presença de publico foi apresentado na manhã desta segunda-feira (7), durante reunião entre o Santuário, Prefeitura Municipal, Câmara de Vareadores, Associação da Rede Hoteleira e Polícia Militar, entre outras representações da sociedade organizada. A cidade de Bom Jesus da Lapa tem a terceira maior Romaria do País, sendo a principal geradora de emprego e renda no município.

Durante o encontro foi apresentado um plano de realização da romaria do Bom Jesus da Lapa 2021, bem como as demais romarias que ocorrem no ano.
O projeto elaborado pelo Santuário foi apresentado durante o encontro, onde foram discutidos pelos participantes diversos pontos, com destaque para os protocolos de prevenção a Covid-19, a segurança e o controle dos romeiros que poderão chegar na cidade durante o evento.

O projeto agora será apresentado ao governador Rui Costa pelo prefeito Fábio Nunes para que haja uma sincronia entre Estado, prefeitura municipal e santuário.
Caso a proposta seja aprovada, o acesso às celebrações irão seguir rigorosamente o que determina os decretos estaduais e municipais.

As romarias do ano passado foram realizadas de forma virtual, sem público, em cumprimento aos protocolos de saúde. Este ano o cuidado com a vida continua. Por isso essa discussão envolvendo os representantes da sociedade do poder público.
O que se discute é a possibilidade de conciliar as celebrações com a presença de público nas romarias, com a segurança necessária, considerando o atual cenário de pandemia, para que todos os fiéis e a população estejam protegidos para demonstrar a sua fé e seguir suas atividades durante os festejos.