Salvador – A problemática da disposição final dos resíduos sólidos em Bom Jesus da Lapa foi pauta de uma reunião na Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo(SEDUR), nesta terça-feira, 8 de janeiro, com o secretário Eures Ribeiro. Participaram da reunião a a Promotora de Justiça Dra. Luciana Koury e o Prefeito Municipal Fábio Nunes, juntamente com o Secretário de Meio Ambiente Lúcio Flávio.
Além dos aspectos técnicos visando a destinação final ambientalmente correta dos resíduos urbanos para para os impactos ambientais, foram debatidas questões relacionadas à coleta seletiva e a inserção dos catadores de materiais recicláveis na cadeia produtiva dos resíduos sólidos, transformando em empregos e lucro. Foi citado pelo prefeito lapense, como exemplo, a associação de reciclagem a Oeste Ecologia que emprega mais de 60 famílias do município de Bom Jesus da Lapa, e a coleta seletiva a ser implantada brevemente em Bom Jesus da Lapa, segundo o gestor.
O objetivo é o efetivo cumprimento das disposições contidas na Lei Federal nº 12.305/2010, que estabeleceu a política nacional de gerenciamento de resíduos sólidos.