Ministério do Desenvolvimento Regional realiza  visita técnica no Projeto Formoso e discute com os  produtores melhoramento nas estradas do perímetro e  implantação da apicultura

0
GrupoSCosta-350x250px
Foto: Codevasf

Na ultima  terça-feira, 6 de julho,  representantes do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) fizeram uma visita técnica no Perímetro de Irrigação Formoso, interior do município de Bom Jesus da Lapa,  para conhecer a estrutura e discutir pontos necessários para a melhoria das condições de produção e escoamento dos produtos produzidos no Perímetro. A expansão das atividades produtivas, com a inclusão da apicultura, foi um dos destaques durante a visita.

Superintendente da 2ª SR da Codevasf Harley Xavier e o Gerente-Executivo do DIF Enderson Souza apresentando a estrutura do Perímetro Irrigado/Foto: Codevasf

E nesse contexto, pautas como a necessidade de asfaltamento, a questão do endividamento das pessoas jurídicas, geração com energia fotovoltaica, além de outros gargalos também foram discutidos.

Superintendente da 2ª SR da Codevasf Harley Xavier apresentando a estrutura de controle de energia(geradores) da captação e distribuição de água no Perímetro Irrigado/Foto: Codevasf.

Estiveram presentes representantes do Conselho do DIF, representantes dos produtores, Sindicato dos Produtores Rurais de Bom Jesus da Lapa representantes do IF Baiano e representantes da Superintendia da Codevasf de Bom Jesus da Lapa.

A equipe do Governo Federal foi conhecer o Distrito também porque existe a possibilidade de inserir o Formoso na Rota da Apicultura. Que são rotas de integrações nacionais definidas pelo ministério para implantação e estruturação da cadeia produtiva do mel. Por isso a necessidade de conhecer e ouvir as demandas dos produtores locais e o Distrito, discutir as questões de estrutura, asfalto, energia solar logística e entraves.

Representações visitando a estrutura de captação de água do Projeto Formoso/Foto: Codevasf

Os assessores do Ministério elogiaram a área de reserva legal do DIF que tem grande potencial para seu aproveitamento na criação de abelhas e produção de mel.