O Perímetro de Irrigação Formoso na cidade de Bom Jesus da Lapa se destaca como um dos principais responsáveis por grande parte da produção de frutas no Brasil, e coloca o município como maior produtor de banana no país.
No último final de semana o Projeto Formoso, que fica na zona rural de Bom Jesus da Lapa ganhou ainda mais visibilidade, através do programa especial ‘A Riqueza do Oeste’, uma produção da TV Bahia/afiliada da Rede Globo, exibido no último sábado (11) e apresentado pelo jornalista Carlos Augusto.
Ver essa foto no Instagram
A reportagem especial mostrou que além do turismo religioso, o município de Bom Jesus da Lapa se tornou uma das principais referências na produção de banana do país, graças ao Perímetro Irrigado do Projeto Formoso. O “mar verde” que se estende a perder de vista por 12.100 mil hectares plantados, rende 180 mil toneladas de banana ao ano e garante 10 mil empregos diretos, diretos e 12 mil empregos indiretos e contribui com cerca de 30% do PIB da cidade.
A reportagem conversou com os produtores de banana Ervino Teobaldo Kogler, que é presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Bom Jesus da Lapa e com Daniel Laranjeira, que falaram sobre o processo de produção da fruta. Além do representante da 2ª Superintendência Regional da Codevasf, Demétrios Rocha que explicou sobre o processo histórico de implantação do Perímetro Irrigado pela Companhia, visando a melhoria de vida no Vale do São Francisco. Já o gerente executivo do DIF, Enderson José, destacou a importância do trabalho eficiente do Distrito, com a gestão da área, dando condições para que o Perímetro Irrigado cresça cada vez mais.
O Secretário Municipal de Agricultura, Marcos Haiala, também foi entrevistado e destacou que o crescimento da fruticultura no Projeto Formoso só fortalece o município que cada vez mais vem crescendo no estado da Bahia. No programa, a TV Oeste mostrou que a produção de banana mudou a vida de várias famílias, a exemplo Roberto Rodrigues, que começou a trabalhar na fazenda de serviços gerais e hoje é gerente de carga.
A reportagem trouxe informações importantes sobre o Perímetro Formoso, que com o solo fértil, água em quantidade suficiente, clima favorável, somados a experiência dos produtores do Formoso, a gestão eficiente do DIF e o apoio da Codevasf fizeram toda a diferença no processo de crescimento do Perímetro.
Crescimento da Fruticultura no Perímetro Irrigado do Projeto Formoso
O Perímetro Irrigado do Projeto Formoso vem evoluindo de forma significativa nos últimos 10 anos, e os principais responsáveis pelo crescimento do Projeto, são os produtores junto com as ações do DIF, com o apoio da Codevasf. Todos os produtores vêm contribuindo efetivamente para o crescimento da produção, o que faz com que o DIF avance cada vez mais, gerando emprego e renda tanto para Bom Jesus da Lapa como para toda região.
Diversificação de cultura
Com quase 90% da sua área implantada de banana, e recentemente culturas como o citros (laranja, limão e ponkan) se consolidaram e vem ocupando seu espaço no Projeto Formoso. Diante desse cenário de sucesso na produção da banana e na citricultura, o DIF com e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba tem buscado mecanismos no sentido de possibilitar aos produtores o processo de diversificação das culturas. Nesse contexto, já foram instaladas unidades demonstrativas de novas variedades de frutas com o apoio da Embrapa através de um convênio firmado com a CODEVASF em alguns lotes da área irrigada, como: abacate, caqui, maçã e Pêra.
O Perímetro Irrigado Formoso foi implantado em Bom Jesus da Lapa pelo Governo Federal, através da CODEVASF entre os anos de 1980 e 1990, sendo gerido pelo Distrito de Irrigação Formoso (DIF), uma associação sem fins lucrativos, formada por todos os produtores rurais e proprietários de lotes agrícolas dentro do Perímetro Irrigado. Em média 1.155 irrigantes produzem banana e outras frutas, como mamão, cítricos e novas culturas vem sendo implantadas.