A recuperação das estradas do interior do município de Bom Jesus da Lapa foi o principal assunto debatido na segunda sessão do primeiro semestre dos trabalhos legislativos do ano de 2022 da Câmara de Vereadores de Bom Jesus da Lapa nesta quinta-feira (17).
O assunto foi puxado pelo vereador Leonel Cardoso (PSD), que destacou que os parlamentares precisam “ver com o gestor municipal a situação urgente” para recuperar estradas do interior do município. Leonel afirma que em vários trechos das estradas não há mais a possibilidade de “passar”, e precisam de uma recuperação em caráter de urgência.
O parlamentar também destacou a necessidade de construções de pontes em alguns trechos das estradas, já que os moradores de algumas comunidades do interior do município não podem passar novamente pelo que vivenciaram este ano após as chuvas, a exemplo das comunidades de Cabeça do Boi, Taperinha(Curral das Várzeas), Pajeú e Roça de Dentro.
Reforçando a fala do colega, o vereador Jair do Leocádio (PSDB), afirmou que a recuperação das estradas “é uma queixa maior da população do interior do município”. Ele destacou, que a cobrança é muito grande para a Câmara, no entanto, a parte dos vereadores já foi feita, garantindo emendas na Lei Orçamentária, fazendo cobranças e aprovando vários requerimentos, e o serviço não foi feito.
Já o presidente do legislativo, Eduardinho Filho(PP), que também falou sobre o tema, destacou que as demandas apresentadas pelos colegas de fato existem, considerando que todas as estradas do interior do município precisam ser recuperadas depois que finalizar o período de chuva, e lembrou que todos os parlamentares recebem cobranças. Na oportunidade ele destacou que tem conversado com o prefeito Fábio Nunes(PSD), com o Secretário do Interior Ricardo Ferraz, com o Secretário de Obras Erivelton Radson, e já existe um planejamento sendo feito para iniciar os trabalhos.
“Já conversei com eles, que terão que abrir duas ou três frentes de serviço pra poder recuperar essas estradas, porque uma só não dará conta, devido as estradas estarem ruins. Graças a Deus esse ano foi muito bom de chuva, e tem várias estradas aí, que vocês tem conhecimento, que foram cortadas por água de rio, dos riachos, e as estradas poderiam está 100% boas que mesmo assim teriam sido interditadas”, disse.
Eduardinho disse que ele e o prefeito, juntamente com o Secretário de Transportes Dedé estiveram visitando os trechos das estradas do Juazeiro do Pé da Serra e Silvestre, e tinha mais de 1 metros de água cortando a estrada, em um local que passa um riacho, algo que há muito tempo não era visto. “O prefeito tá consciente disso, e já visitou vários lugares do interior do município onde as estradas estão cortadas, e está ciente para a criação de frentes para melhorar o acesso do interior para a sede do nosso município – eu tenho certeza disso, porque ele está planejando com os seus secretários responsáveis pelas estradas”, finalizou.