Inaugurado há pouco mais de dois mês, matadouro de Bom Jesus da Lapa ainda não está funcionando e carnes clandestinas abastecem a cidade

0
GrupoSCosta-350x250px
frigoriico
Frigorífico de Bom Jesus da Lapa/Foto: José Hélio

Diversos leitores do site Notícias da Lapa enviaram denúncias de que a cidade de Bom Jesus da Lapa ainda é abastecida por carnes oriundas de abatedouros clandestinos. Os questionamentos sobre esse assunto tomaram força, por conta da recente inauguração do abatedouro frigorífico da cidade, com uma estrutura moderna, mas que ainda não está funcionando.

Sobre esse assunto a nossa equipe manteve contato com o Secretário de Agricultura de Bom Jesus da Lapa, Marcos Ayala, que disse que a estrutura está pronta. Mas justificou a demora por conta de solicitações complementares da ADAB (Agência de Defesa Agropecuária da Bahia) para liberar o abate. “Precisa de duas coisas: uma da ADAB que solicitou alguns equipamentos complementares e a empresa já providenciou em São Paulo esses equipamentos que estão sendo fabricados. No mais está tudo em dia, tudo em ordem. Já foi conseguida a licença para o abate, a licença da marca e só falta a inspeção da ADAB nesses equipamentos novos e após isso a liberação para iniciar o abate. No mais, está tudo pronto”, explicou o secretário Ayala.

Ele ainda esclareceu que, assim que a ADAB liberar o abate serão feitos trabalhos envolvendo outras instituições, açougueiros e os consumidores. “Nessa semana vamos estar reunidos com os açougueiros, os marchantes, que são aquelas pessoas responsáveis por abater os bois, não só em Lapa, mas também na região. Vamos envolver o Ministério Público, Vigilância Sanitária, ADAB e vamos começar a fechar a ideia sobre esse abate. Educando os consumidores e fazendo essa fiscalização dos abates clandestinos”, disse.

O representante da empresa responsavel pelo frigorífico de Bom Jesus da Lapa, Sr. João, deu detalhes do andamento da aquisição desses equipamentos solicitados pela ADAB, que ainda não autorizou o início. 

“As coisas que estavam faltando no frigorífico que a ADAB pediu, chegam esse final de semana, as chamadas mobílias. Depois vamos avisar a ADAB para vir e autorizar o abate. As coisas que o órgão pediu já foram adquiridas. Para a próxima semana as coisas devem chegar.  Foram fabricadas em Araçatuba e Batatais (SP) para dar celeridade na construcão. E ai só vai depender da ADAB fazer a vistoria e liberar o abate”, disse.

O Matadouro e Frigorífico Municipal foi inaugurado pelo governador Rui Costa no dia 09 de junho, e o projeto desenvolvido pelo Governo do Estado representa um avanço na cadeia produtiva, pois atende a legislação sanitária, onde foram investidos cerca de R$ 5 milhões na obra e equipamentos.