O caos em que se transformou o esburacado trecho da BA-160 entre Bom Jesus da Lapa e Malhada, que está abandonado há mais de 15 anos pelo Estado, mobilizou lideranças e moradores de quatro municípios da região em um protesto pacífico, que começou no início da manhã desta quarta-feira(5), no trevo que dá acesso aos dois sentidos da BA-160, bloqueando também a BR-430 sentido Riacho de Santana. Duas viaturas da Polícia Militar estão no local desde o início da manhã, acompanhando a movimentação, e conversando com as representações do movimento.
Os manifestantes fecharam totalmente a via, pouco depois das 4h, permitindo apenas a passagem de ambulâncias e de outros veículos de urgência. Pouco tempo depois, um grande congestionamento já era registrado na BR-430, no trecho que dá acesso a cidade de Bom Jesus da Lapa.
O ato foi convocado por meio das redes sociais, por meio de uma comissão com a presença de diversas lideranças, e é um um pedido de socorro diante do descaso das autoridades com a grave falta de manutenção da estrada, que já tirou a vida de várias pessoas, na sua maioria quilombolas. A manifestação ganhou força após o Governo do Estado contrariar mais uma vez as expectativas dos moradores, quando anunciou e iniciou as obras de recuperação da via, entres o município de Bom Jesus da Lapa e Ibotirama, deixando de foram a outra parte de 65,5 km da rodovia, sentido Território do Rio das Rãs. E prometeu fazer apenas uma intervenção no trecho com cascalho.
O movimento cobra a realização da recuperação total da BA-160 com o asfaltamento. E destacam que é desperdício do governo gastar dinheiro como na última vez, apenas para um serviço que poucos meses já não resolve nada.
Curta a página do Site Notícias da Lapa e mantenha-se atualizado diariamente, clique e participe.