Desenvolver um protótipo de aeronave leve, não tripulada, projetada para o transporte de carga e que consiga voar com o máximo de peso possível. Esse foi o primeiro desafio da equipe AeroChico, formada por 13 estudantes dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica, do Centro Multidisciplinar da Universidade Federal da Bahia – UFOB de Bom Jesus da Lapa, que participou pela primeira vez do torneio de acesso do SAE Brasil AeroDesign 2019 em São Paulo, e ganhou destaque ao conquistar a 5º colocação na competição.
Para participar do torneio de acesso a equipe do AeroChico necessitou desenvolver uma aeronave e enviar um vídeo de voo da mesma, comprovando que os requisitos da competição foram atendidos. Além de ter sido um grande desafio técnico, a competição também incentivou a boa organização do grupo durante a fase conceitual do projeto, com a orientação dos professores Filipi Marques de Souza e Miguel Ângelo de Oliveira Shaw, que contou muito para o desempenho na competição. Onde os membros da equipe foram desafiados a todo o momento, com o processo de desenvolvimento de um projeto real de engenharia e a concepção de diversos relatórios técnicos.
De acordo a estudante Layse da Silva Inocêncio, vice-capitã da AeroChico, a classificação em uma boa posição na etapa de acesso do SAE Brasil AeroDesign, cria uma perspectiva para representar bem a UFOB em São José dos Campos(SP) no ano que vem e pelos próximos anos. “As equipes vencedoras do nacional vão competir no torneio internacional nos Estados Unidos. Estamos trabalhando não só para fazer bonito ao representar nossa universidade, mas para crescer em conhecimento e obter uma boa colocação”, destaca.
A meta dos alunos foi alcançada, superando equipes já consagradas a nível nacional. “O resultado que nos tivemos com o AeroChico no torneio de acesso é importante porque além de garantir a classificação, a gente ficou a frente de equipes consagradas como a da Universidade Federal de Minas Gerais -UFMG. Com esse resultado a equipe ta motivada pra representar bem a região”, desta a estudante.
Layse finaliza a entrevista ao site Notícias da Lapa destacando a importância do apoio dos empresários de Bom Jesus da Lapa, já que o projeto da equipe do Aero Chico depende de doações, patrocínios e campanhas de arrecadação. “Não recebemos ajuda financeira da Universidade, apenas suporte com o espaço e equipamentos . A prefeitura de Lapa recentemente firmou uma parceria importante, se tornando nosso maior patrocinador. No entanto precisamos de mais apoio, já que esta conquista representa muito, para consolidar ainda mais a nossa universidade, como espaço de pesquisa e geração de conhecimento”, sinalizou.
A equipe AeroChico é formadas pelos alunos: Nathalia Silva Teixeira,Tiago, Almeida Dourado, Camila Oliveira Santos Borges, Lazarro dos Santos Rocha, Érica Gonçalves dos Santos, Josemar Rocha Pedroso, Matheus Souza Prado, Rafael Pereira da Cruz, Joanne Pereira Porto, Tanúlio Pereira Cardoso, Lorrana Tenório de Matos Costa, Thiago Felipe Silva Santos (Capitão), e Layse da Silva Inocêncio(vice capitã).
SAE Brasil
Da sigla em inglês para Society of Automotive Engineers, é uma organização de origem norte-americana responsável pelos estudos em engenharia de mobilidade e indústrias montadoras de automóveis e aeronaves. Os estudantes que participam da Competição SAE BRASIL Aerodesign são desafiados anualmente com novos regulamentos baseados em desafios reais enfrentados pela indústria aeronáutica, como a redução de peso através de otimização estrutural ou a instrumentação e ensaios em voo dos protótipos.
As avaliações e classificação das equipes serão realizadas em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Voo, onde os projetos são avaliados comparativamente por engenheiros da indústria aeronáutica, com base na concepção e desempenho.
Assista o vídeo do voo que garantiu 5º colocação a equipe do AeroChico:
Acompanhe as publicações do site Notícias da Lapa no Facebook. Curta aqui.
Parabéns a todos alunos desta instituição pelo brilhante trabalho.
Comments are closed.