A Prefeitura de Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia, decretou situação de emergência devido à estiagem severa que afeta o município. O decreto, publicado no Diário Oficial do Município na última quarta-feira (19), tem validade de 180 dias.
Em entrevista nesta quinta-feira (20), o prefeito esclareceu que o decreto anterior, publicado em razão das chuvas intensas no início do ano, foi revogado. Um novo decreto foi emitido para enfrentar os efeitos da seca, que comprometeu o abastecimento de água em várias localidades.
Com a medida, será retomada a operação Carro-Pipa para garantir o fornecimento de água nas áreas mais afetadas pela estiagem. O decreto também permite a dispensa de licitação para contratações emergenciais de serviços e materiais, visando mitigar os danos causados pela seca.
Além disso, o documento será submetido ao Governo do Estado e ao Governo Federal, que podem enviar recursos para apoiar o município no enfrentamento da estiagem.