Apesar das quedas expressivas da gasolina realizada pela Petrobras na última semana, o preço desse combustível resistiu e não cedeu nos postos de abastecimento de Bom Jesus da Lapa. Já o reajuste anunciado pela Acelen, empresa que administra a Refinaria Mataripe, nesta quinta-feira(25), foi repassado de imediato para os consumidores da cidade, causando revolta nos motoristas.
Quem precisou abastecer o seu carro nesta sexta-feira(26), já sentiu a diferença. Com o preço praticamente tabelado, a gasolina subiu de R$5,79 para R$5,99. De 11 postos visitados pela reportagem, apenas dois praticavam preços diferentes.
“Quero deixar aqui minha revolta com os posto de combustíveis de Bom Jesus da Lapa. O que está acontecendo em nossa cidade é um descaso. Quando a Petrobras baixou o preço dos combustíveis, a gente pensou que iria cair aqui também, nada aconteceu, agora que a Acelen anunciou um aumento, os donos de posto aumentam rapidamente, e quando você vai em outro posto para ver se consegue uma diferença encontrar o mesmo valor”, lamentou um leitor.
Na Bahia a gasolina sofreu um reajuste de 5%, já o diesel, teve reajuste de 2%. Segundo o Sindicombustíveis, as distribuidoras podem repassar ou não o aumento para os consumidores.
A Acelen explica que os preços dos produtos sofrem variações porque seguem critérios de mercado que levam em consideração o custo do petróleo, dólar e frete. Ainda conforme a empresa, nos últimos meses os preços da gasolina acumularam queda de 16%, devido a 10 reduções consecutivas. O diesel teve redução de 31% no mesmo período e o gás de cozinha (GLP), 10% entre março e maio.