Nesta sexta-feira (27), policiais militares da 28ª CIPM e de outras unidades finalizaram o Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público (ETSP), realizado em Ibotirama. O curso foi promovido pela Marinha do Brasil, através da Agência Fluvial de Bom Jesus da Lapa, que desempenhou um papel fundamental na capacitação dos participantes.
📲 Clique aqui e receba noticias do Notícias da Lapa no seu WhatsApp e fique por dentor de tudo!
Com uma carga horária de 40 horas, o ETSP ofereceu instruções essenciais para habilitar os policiais a conduzir embarcações em ambientes fluviais. Os conteúdos abordaram aspectos técnicos e legais da atuação em áreas ribeirinhas, além de incluir atividades práticas que resultaram na habilitação dos participantes na categoria ARRAIS.
Esta iniciativa é parte do Projeto “Operação OPARÁ”, da 28ª CIPM, que visa fortalecer o policiamento preventivo nas comunidades ribeirinhas, especialmente nas ilhas do Rio São Francisco. O projeto está alinhado com as diretrizes do Comando de Policiamento da Região Meio Oeste.
No total, 30 policiais das unidades 28ª CIPM, 4ª CIPM, CIPT-MEIO OESTE, CIPE CERRADO e CIPE SEMIÁRIDO participaram do curso, destacando o comprometimento das forças de segurança em ampliar a proteção e a presença nas áreas fluviais.