Policiais da 38ª CIPM de Bom Jesus da Lapa participaram da cerimonia de formatura do 8° curso de operadores de RPAS (CORPAS) da Polícia Militar da Bahia, no dia 18 de outubro no auditório do Grupamento Aéreo da PMBA (Graer).
RPAS, também conhecido como Drone, representa o atual momento de evolução tecnológica que passam todas as instituições a nível mundial. De acordo com a corporação, a 38ª CIPM não poderia ficar de fora. Dessa forma, a unidade vem a incluir o conceito de cidades inteligentes a todos os municípios que integram a área de atuação da Companhia Independente de Bom Jesus da Lapa.
O Curso de Operadores de Aeronaves Remotamente Pilotadas é uma capacitação genuína do Graer, Grupamento Aéreo da Polícia Militar, e é formalmente reconhecida pelo Instituto de Ensino e Pesquisa da PMBA (IEP).
Com carga horária se 120 horas, o CORPAs qualifica o policial militar, aprovado nas disciplinas teóricas e práticas, a operar drones nas mais diversas atividades policiais, aumentando a eficiência e eficácia das operações nas quais o uso do equipamento seja requisitado.
Com isso, a 38°CIPM terá mais uma ferramenta no combate incessante a criminalidade local, podendo oferecer com um isso um serviço de melhor qualidade e êxito.
No tocante ao emprego, dessa tecnologia, pode-se afirmar que as aplicações operacionais com o emprego dos RPAS são diversas. A Unidade já possui um prévio planejamento operacional para sua aplicabilidade no dia a dia da atividade de bem servir a comunidade, e logo serão apresentados os frutos desse novo projeto.
O comandante da 38°CIPM, Tenente Coronel Normanha parabenizou os concluintes do curso, e ressaltou que a Companhia está a cada dia que passa se qualificando e atenta aos anseios de segurança da comunidade urbana e rural que integram a área de responsabilidade de sua Unidade.