A 38ª CIPM de Bom Jesus da Lapa, por meio da Ronda Rural, segue com a Operação Zona Rural com a realização de ações no interior de Bom Jesus da Lapa, além do município de Serra do Ramalho. O policiamento começou a ser intensificado no final último mês, com rondas, abordagens e barreiras preventivas mostrando a presença da força policial nas comunidades rurais.
O comandante da 38ª CIPM, tenente-coronel Normanha, explica que além de obter dados, os PMs orientam as pessoas sobre como proceder para garantir a sua própria segurança. E destaca que foram instaladas duas bases da Ronda Rural em Bom Jesus da Lapa: uma no Projeto Formoso e outra no Distrito de Favelândia, que contam com duas caminhonetes, uma doada pela prefeitura de Bom Jesus da Lapa e outra pela 2º Superintendência da Codevasf, para atuação da polícia na região. Além da instalação de uma base na Agrovila 2, no município de Serra do Ramalho. “A Ronda Rural instalada na 38ª CIPM é um projeto Piloto, que deverá servir de referência para a região Oeste”, afirma.
“Durante as intervenções, os policiais conversam com os moradores com o objetivo de extrair informações que serão importantes na formulação de estratégias para as próximas operações que, passaram a ser realizadas com mais frequência, além de orientar os moradores. Com isso temos passado maior sensação de segurança para a população do interior dos municípios da jurisdição da nossa 38ª CIPM, já que agora contam com a presença mais frequente da polícia nas comunidades”, frisa o Comandante.
As ações desenvolvidas pela Ronda Rural têm o objetivo de garantir a segurança dos cidadãos, com a intensificação do patrulhamento diurno e noturno nas zonas rurais dos municípios que compõem a 38ª CIPM.