“É fila para todo lado, não sabemos qual é o destino da gasolina e nem se vai dar para abastecer. Desde quinta-feira(31), quando chegou combustível no primeiro posto, teve gente que virou a noite, no outro dia, foi outra loucura, todos os quatro postos que também foram abastecidos as filas tomaram conta, e logo acabou, sendo de novo abastecidos, e de novo acabou. E sexta-feira, que foi ontem, foi outra loucura, chegou mais gasolina, e acabou, ficou só o Gruta, [posto] lá na saída, com o preço mais alto e já estava acabando também. A gente fica esperando, mais não sabe se vai da para todos”, disse o Senhor Jerfeson dos Santos, de 46 anos, comerciante.
Já o Senhor Valdo Ferreira, de 35 anos, vendedor, que pernoitou em Bom Jesus da Lapa vindo de Vitória da Conquista, afirmou que teve que pegar uma grande fila para seguir viagem, e mesmo assim não abasteceu, sendo obrigado a ficar mais uma noite na cidade.”Ontem eu peguei um fila enorme, já estava a mais de meia hora, ai avisaram que tinha acabado a gasolina, fui em um outro posto, já era fim da tarde e a fila estava muito grande. Revolvi esperar para o outro dia, que os postos ‘falou’ que ia chegar. É muita fila, o que torna essa situação muito complicada. Olha, aqui virou a cidade das filas, nunca tinha visto uma situação dessa”, desabafou.
As falas resumem a situação enfrentada por centenas de pessoas em Bom Jesus da Lapa nos últimos três dias, desde que começaram a chegar os caminhões de combustíveis para retomar o abastecimento dos postos. Notícia que se espalhou e rapidamente a cidade foi tomada por filas, quadro que se repete em todos pontos que foram abastecidos na cidade. Seja em volta dos postos com chegada de combustível ou anunciada , motoristas enfrentam longos períodos de espera.
Atrás de combustível, até um jeitinho para o galão foi dado
E neste sábado as filas continuaram pelo terceiro dia em todos os postos com combustível da cidade. Com o boato de uma provável paralisação, pela segunda vez, dos caminhoneiros, muita gente está correndo para os postos para garantir encher o tanque, e alguns estão enchendo camburões.
Apesar de ser proibido a venda de combustível em vasilhames improvisados, o Site Notícias da Lapa flagrou esse comércio acontecendo normalmente em todos os postos. Teve um local nesta sexta-feira(1) que criou uma fila específica só para as pessoas com camburões.
Vejas as fotos das filhas durante a manhã de hoje.