A Prefeitura de Bom Jesus da Lapa, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, lançou oficialmente a campanha “OPERAÇAO ZERO ABATE CLANDESTINO”, que visa combater o abate clandestino de animais. A ação será desenvolvida em parceria com o Ministério Público Estadual (MPE) e Governo do Estado, via Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Bahia (ADAB), e as policias Militar e Civil.
Essas ações tem o intuito de prevenir e erradicação doenças por intermédio das orientações e fiscalização de animais e de estabelecimentos, assim consolidando a ação de Defesa Sanitária no município Bom Jesus da Lapa.
O abate clandestino de animais representa riscos ao consumidor, devido a ingestão de alimentos de qualidade sanitária suspeita, além disso contamina o meio ambiente, bem como o desenvolvimento das comunidades.
Outro ponto ligado ao abate clandestino, é o de roubo de animais, o crime prejudica diretamente os produtores rurais, pela perda de seus animais e o Estado pela perda na arrecadação de impostos gerando assim, um prejuízo fiscal, além de atrapalhar na geração direta de empregos.
“A ação lançada reforça o compromisso do prefeito Fabio Nunes com a saúde pública e também o cuidado com a população a partir da fiscalização daquilo que vai para mesa das famílias. A campanha, parceria com o Governo do Estado, tem uma agenda que será mantida por todo ano, de fiscalização, notificação e apreensão”, destacou o Secretário de Agricultura Marcos Haiala.
Outro ponto destacado pelo secretário Haiala foi a importância do Selo de Inspeção Municipal (SIM) em abatedouros e açougues. “No abate e na comercialização de qualquer carne na cidade de Bom Jesus da Lapa, origem bovina, suína, caprina, ovina e aves, deve acontecer a inspeção sanitária, através do Serviço de Inspeção Municipal.”