A comunidade da Barrinha situada às margens de Rio São Francisco, próxima da Ponte Gercino Coelho é um conhecido ponto turístico. Apesar da proximidade com o rio, as famílias que ali residem são abastecidas com água tratada apenas através de carros-pipas fornecidos pela prefeitura, essa água é usada para beber e cozinhar. Para outros usos diários os moradores utilizam a água diretamente do rio, sem tratamento.
O novo sistema de abastecimento de água tratada da Barrinha já está sendo executado. Com isso, os moradores terão um sonho realizado e mais qualidade de vida. A obra que é custeada com recursos Federais, através da Codevasf, em parceria com o Município de Bom Jesus da Lapa.
De acordo o Diretor do SAAE, Gerson Nunes, está conquista da comunidade é resultado de um esforço conjunto envolvendo a CODEVASF, a Prefeitura de Bom Jesus da Lapa e o SAAE.
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Bom Jesus da Lapa participou ativamente desde as primeiras discussões com a população e depois participou da elaboração do projeto e neste momento, a Autarquia realiza a fiscalização da obra e execução do serviço.
O Diretor do SAAE, Gerson Nunes, que esteve acompanhando o início dos trabalhos, ressalta que “ a dificuldade enfrentada pelos moradores locais está com os dias contados. A água que chegará comunidade sairá da sede de Bom Jesus da Lapa e passará pela Ponte, até chegar na Barrinha”.
A expectativa, segundo o diretor do SAAE é de que “nos próximos 120 dias, o sistema deve ficar pronto para estar operando, atendendo toda essa população e dando assim dias melhores para os residentes do local”, concluiu.