Aproximadamente 300 Quilombolas da região de Bom Jesus da Lapa participaram neste sábado(19) de uma grande confraternização, em comemoração ao dia da Consciência Negra, com diversas atividades recreativas, esportivas, culturais, como rodas de capoeira, samba de roda e dança, finalizando com um almoço.
O evento fez parte do projeto Novembro Negro Quilombola”, uma parceria da Secretaria de Igualdade Racial do município, Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães e Núcleo Territorial de Educação (NTE – 02).
A confraternização possibilitou a interação de diferentes Territórios Quilombolas do município de Bom Jesus da Lapa, onde diferentes gerações se reencontraram para partilhar um dos momentos importantes da história para grande parte da população, que é representada por negros e pardos.
A data lembra a morte do líder Zumbi dos Palmares, que lutou pela libertação dos negros escravizados, símbolo de luta e resistência para a população Quilombola.
A programação do Novembro Quilombola começou no dia 30 de outubro, com diversas atividades, palestras com debates sobre a garantia de direitos, seminários, Missa Afro, gincanas, atividades esportivas educativas, oficinas, exposição e vendas de artesanatos, apresentação culturais e show, e vai até o dia 30 de novembro.