O Rio São Francisco já dá sinais que a cheia entre 2020 e 2021 poderá ser maior do que a passada. Isso porque o Velho Chico mantém um nível de água melhor do anos anteriores e já começa a subir nesse começo do período chuvoso.
Para quem se lembra que nos últimos anos, o rio passou por vários momentos críticos, em 2020 o cenário apresentado na região de Bom Jesus da Lapa tem sido de fartura, considerando que o Velho Chico apresentou duas cheias nos três primeiros meses do ano. A primeira começou no final de janeiro, devido às chuvas que caíram na região do Norte de Minas Gerais, e o nível do rio chegou em 7,33 metros. E a segunda cheia registrada começou no início de março, após a Cemig realizar a abertura parcial das comportas da Hidrelétrica de Três Marias, chegando em 8,14 metros. E mesmo sem chuvas, o nível se mantem acima dos 3 metros, sendo visto como histórica para os ribeirinhos.
No dia 16 de outubro, o monitoramento é feito através de medições na ponte Gercino Coelho, mostrava que o nível em 3,48 m, o que representa um aumento de 18 centímetros, e três dias depois caiu para 3, 37 m. Já com o início das chuvas na região e no Estado de Minas, o rio voltou a subir novamente em Bom Jesus da Lapa, chegando a 3,94 no final da tarde desta quinta-feira(29), apresentando um aumento de 57 centímetros.
Com o nível do São Francisco aumentando, o único banco de areia que apareceu esse ano, foi um dos maiores, que geralmente aparece no inicio do primeiro semestre, formando uma pequena ilha, que apareceu só no segundo semestre, mas já começou a ser coberto, e o braço do rio que passa próximo a ponte Gercino Coelho voltou a correr.
As previsões de chuvas em Minas Gerais, na cabeceira do Rio São Francisco, Norte de Minas e Oeste e Sudoeste da Bahia apontam um final de setembro e começo chuvoso que pode contribuir para a confirmação de uma nova cheia.
Curta a página do Site Notícias da Lapa e mantenha-se atualizado diariamente, clique e participe.