O monitoramento feito através das medições da Ponte Gercino Coelho, na cidade de Bom Jesus da Lapa, para a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF), em Sobradinho, registra baixa no nível do rio São São Francisco, mas a notícia boa é que o nível ainda é considerado alto para a média histórica.
Para se ter uma ideia, em 2006, o monitoramento feito em Bom Jesus da Lapa registrou, o nível do rio São Francisco como sendo o maior da história desde 1979 – chegando a mais de 8 metros. Esse monitoramento é feito pela Sra. Maria Alice, responsável pela medição do nível rio, e enviar as cotas para a CHESF, e desde então, o nível do Velho Chico tem passado por vários momentos críticos, e as cheias, que acontecem geralmente no final ou no início do ano, de lá pra cá, não passou dos 7 metros, e nem manteve o nível alto por um período tão grande, como registrado neste mês de fevereiro, onde a régua chegou a marcar mais 7,33 metros acima do normal, e mesmo a vazão diminuindo, caindo 1,95 metros nos últimos 20 dias, o nível se mantem acima dos 5 metros há 29 dias.
Dona Maria Alice frisa ainda, que normalmente quando o nível rio sobe nos períodos de chuva, já começa vazar, não mantem o nível alto por muitos dias, como tem acontecido nesse mês fevereiro, sendo uma novidade para ela que já acompanha a vazão do Rio São Francisco há muitos anos.
Com o aumento da vasão do Velho Chico, o reservatório de Sobradinho, maior barragem da região do semiárido brasileiro, está com mais de 41% do volume útil. O índice é o melhor para este período entre os últimos seis anos, considerando a estiagem que levou as reservas para os piores patamares, em 2018 e 2019, quando chegou perto do volume morto.
Siga nossa página no Facebook e mantenha-se atualizado diariamente, clique e participe. Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do Site Notícias da Lapa no (77) 99834-7559.