A nova medição realizada na manhã desta segunda-feira, 25 de janeiro, mostra que o nível do Rio São Francisco continua subindo e se aproxima da impressionante marca de 9 metros na cidade de Bom Jesus da Lapa, registrada no ano de 2007, há 17 anos. De acordo dados da Estação Fluviométrica da Agência Nacional de Águas – ANA, instalada na ponte Gercino Coelho, a cota já chegou em 8,92 metros acima do normal.
Com o aumento diário, a vazão do rio está chegando a 5.980 metros cúbicos por segundo.
A cheia foi causada pelas chuvas e pelo aumento na vazão da Usina Três Marias, em Minas Gerais. Com isso, as populações ribeirinhas e das inúmeras ilhas localizadas no território do município já sentiram os impactos da cheia, tendo que sair de suas residências. A Ilha de Mariquinha foi uma das regiões mais afetadas, onde estradas e mais de 80 imóveis foram completamente cobertos pela água.
Além das áreas de ilha e alguns locais da margem direta do rio, foi afetada pela enchente a localidade da Barrinha, onde alguns quiosques e restaurantes foram tomados pela água há mais de 15 dias.
Segundo os moradores ribeirinhos, desde 1992 o nível do rio São Francisco não permanecia tanto tempo com o nível elevado. A situação é causada pelas fortes chuvas desde dezembro que acontecem entre a Bahia e Minas Gerais, que provocam a atual cheia da Bacia do Rio São Francisco. Populações ribeirinhas de cidades como Malhada, Carinhanha, Bom Jesus da Lapa, Juazeiro, Paulo Afonso e Anagé já estão sendo atingidas.
Especialistas dizem que o nível do rio deve continuar subindo até meados de abril, porque há previsão de chuva para a região, especialmente na Bacia do Rio São Francisco.
Confira o vídeo do Rio São Francisco no Instagram do Notícias da Lapa:
Ver essa foto no Instagram
*Siga o Notícias da Lapa no Instagram e fique de olho nas principais notícias.