Nesses últimos anos, a seca que assola o interior de Bom Jesus da Lapa tem reduzido a oferta de água no município, deixando um cenário de dificuldade e lutas pelo direito a água potável em inúmeras comunidades do interior. Levando o poder legislativo a buscar várias alternativas junto ao Executivo de Bom Jesus da Lapa.
Para muitos vereadores os poços artesianos são visualizados com uma salvação para as comunidades, nestes tempos de seca prolongada e a população que sofre com a situação enxerga na exploração de águas subterrâneas uma saída de emergência para não ficar sem abastecimento.
Na sessão da câmara desta terça-feira(12) o vereador Davy do Quilombo(PT), quando discutia um requerimento da sua autoria, sobre a construção de uma barragem, chamou a atenção da Casa para a situação da seca no interior de Bom Jesus da Lapa, e destacou que furar poço artesiano não é mais uma saída viável para atual situação. “Os poços artesianos hoje não são a solução, a gente fura quatro, cinco, seis poços, as vezes acerta um, e quando acerta, acerta com pouca vazão, não dá para atender nem se quer uma comunidade, imagina tantas comunidades dessa na beira do rio e precisa dessa água para sobreviver e da água para seus bichinhos”, frisou o vereador.
E comum em Bom Jesus da Lapa os vereadores buscarem juntos a seus deputados e ao poder executivos a solicitação de poços em diversas comunidades no interior do município. Conforme o vereador Davi é preciso buscar alternativas, e uma delas e abrir novas barragens.