Com o intuito de melhorar o atendimento, especialmente zerando as filas de cirurgias eletivas, a Prefeitura de Bom Jesus da Lapa, por meio da Secretaria de Saúde, está realizando o primeiro mutirão de cirurgias de cataratas do ano de 2019.
O mutirão está sendo feito no Hospital Municipal Carmela Dutra, onde já foram realizadas cerca de 150 cirurgias, nesta quinta e sexta-feira, dias 25 e 26, com os pacientes pré agendados pelos PSFs.
Os dois dias de ação contou com participação efetiva da direção administrativa do hospital, além da equipe de enfermagem, nutrição, recepção e segurança, dando mais agilidade e qualidade no atendimento para o usuário. Onde foram também distribuídos vários kits lanche para os pacientes que esperam na fila a sua vez de entrar no centro cirúrgico, segundo a direção do hospital Carmela Dutra.
De acordo com o Secretario Municipal de Saúde, Marcelio Magno, existe uma demanda muito grande n região, principalmente de pessoas idosas e carentes, que não têm acesso a esse tipo de procedimento. “Na rede privada é um procedimento de valor alto e que se não fosse essa ação, essas pessoas dificilmente teriam a visão de volta, não voltariam a enxergar”, afirma.
Ele destaca ainda, que para fazer a cirurgia basta as pessoas procurar a sua Unidade de Saúde pra receber as informações de como se cadastrar para fazer parte desse Mutirão. “Nós da gestão estamos realizando nesse ano muitos mutirões para redução de demanda tanto cirurgias, quanto de especialidades e exames. O paciente deverá sempre procurar sua Unidade Básica de Saúde do seu bairro (USF), pois esses movimentos são norteados pela demanda existente nas unidades, na qual temos como objetivo a redução da fila de espera, como também o tempo de espera para a realização desses procedimentos facilitando o acesso a toda a população”, finaliza.
A doença
A catarata é uma doença ocular grave causada pela opacificação do cristalino, a lente natural do olho, que impede a passagem da luz e prejudica a qualidade da visão.
Os sintomas mais comuns da catarata são a visão turva, borrada ou embaçada, grande dificuldade para enxergar à noite, aumento da sensibilidade ocular à luz, mudança frequente de óculos para enxergar melhor e a sensação de que as cores ficam mais amareladas.
O único tratamento curativo da catarata é o cirúrgico, recomendado sempre que a qualidade de vida do portador da doença esteja comprometida.