Um vídeo divulgado nas redes sociais neste sábado (9) mostra uma cena triste na localidade da Batalha, zona rural de Bom Jesus da Lapa: uma grande quantidade de peixes mortos na lagoa da região. A causa provável desse fenômeno está relacionada ao calor intenso e à pouca água no local, o que teria comprometido a oxigenação da água(veja vídeo).
📲 Clique aqui para fazer parte do canal do Notícias da Lapa no WhatsApp.
As imagens, gravadas por moradores, mostram peixes boiando na água e outros se debatendo, o que chamou a atenção da comunidade. Alguns relatos indicam a presença de um grande número de piranhas na área.
No entanto, de acordo com informações levantadas pelo site Notícias da Lapa, a situação não é resultado de um crime ambiental. A associação local explicou que o Rio São Francisco subiu, fazendo com que os peixes saíssem da lagoa e ficassem presos em uma área isolada. Quando o nível da água baixou, os peixes ficaram encurralados e, sem oxigênio suficiente devido ao calor, muitos acabaram morrendo. A associação também informou que moradores conseguiram resgatar todos os peixes que ainda estavam vivos, incluindo uma grande quantidade de piranhas.
A comunidade segue acompanhando o ocorrido, aguardando mais informações e possíveis medidas para mitigar os efeitos da seca e preservar os recursos hídricos da região.
Moradores da localidade da Batalha, zona rural de Bom Jesus da Lapa, têm se deparado com