Moradores do entorno da Lagoa da Lapa, próximo a zona urbana de Bom Jesus da Lapa procuraram a redação do Site Notícias da Lapa para denunciar a prática de pesca predatória no local. “Mais de 20 mil alevinos foram soltos na lagoa no mês de maio desse ano para a reprodução e também para ajudar a gente que vive da pesca. Só que tem vários pescadores que estão fazendo arrastão, e usando malha proibida por lei. Isso é um absurdo, e se a gente falar ainda é vista como errado”, disse.
“Esse tipo de ação vai contra a proposta da colônia de pescadores daqui de Lapa. A lagoa é uma fonte de sustento para inúmeros moradores que vivem da pesca, e precisa ser preservada. Precisamos que os órgãos responsáveis fiscalizem essa lagoa, é uma das principais de Bom Jesus da Lapa, e precisa de cuidado e de acompanhamento, principalmente agora, que recebeu uma grande quantidade de peixe, que precisa se desenvolver”, cobram.
A Colônia de Pescadores e Aquicultores adquiriu junto à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) vinte e cinco mil alevinos, que foram soltos na Lagoa da Lapa, para a reprodução e fortalecimento da atividade pesqueira das comunidades próximas a cidade de Bom jesus da Lapa. No entanto, muitos moradores que convivem no entorno do local e que vivem da pesca, estão preocupados com forma que muitos pescadores estão agindo, e pedem apoio dos órgãos de fiscalização, para coibir a prática.