Dando prosseguimento ao atendimento às famílias atingidas pelas cheias do rio São Francisco no município, a prefeitura de Bom Jesus da Lapa, por meio de uma equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social, esteve na Ilha da Mariquinha, Ilha do Fogo e na Ilha do Jogo, nesta terça-feira(11).
Durante a ação, com o apoio do 20º Grupamento de Bombeiros Militar(GBM), foi feito monitoramento das ilhas, maior parte já coberta pelas águas, com orientação e retirada de algumas famílias. Muitas famílias resistem e não querem deixar suas casas, sendo obrigadas assinar um termo de compromisso. Ainda de acordo a Secretaria de Assistência Social, mesmo as famílias resistindo em não deixar as suas casas, as mesmas continuam sendo acompanhadas, caso precise fazer uma evacuação de emergência.
Ainda de acordo a gestão municipal, o nível do Rio São Francisco está sendo monitorado desde o início da cheia, e várias famílias já foram retiradas dos locais de riscos, outra resistem e estão sendo monitoradas, e uma força-tarefa da Secretaria de Assistência Social, em parceria Marinha, Polícia Militar, Defesa Civil Municipal, Corpo de Bombeiros Militar foi criada para uma eventual emergêncai.
Com nível do rio subindo, as visitas para avaliar a situação, ouvir os moradores e fazer algumas orientações, continuam durante a semana.
O nível do Rio São Francisco, em Bom Jesus da Lapa, começou a subir de forma significativa no final de 2021, e estabilizando em 6,98 metros acima do normal no dia 28 de dezembro, e devido às chuvas que caíram na região e em Minas Gerais, o nível voltou a subir na primeira semana de janeiro, deixando as autoridades da região em alerta. E na manhã desta terça-feira(11), o rio já registra a maior cheia dos últimos 14 anos no município, marcando de 8,17 metros acima do normal.