A cidade de Bom Jesus da Lapa, na Bahia, situada a 796 km da capital estadual, não possui uma unidade de saúde da Força Aérea Brasileira (FAB). Para suprir essa lacuna, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) organizou uma Missão de Assistência Integrada Itinerante, que ofereceu atendimentos médicos, odontológicos, psicológicos e serviços sociais para militares e seus dependentes. A ação, realizada nos dias 23 e 24 de setembro, resultou em mais de 300 consultas no Hospital Municipal Carmela Dutra.
📲 Clique aqui e receba noticias do Notícias da Lapa no seu WhatsApp e fique por dentor de tudo!
Os atendimentos incluíram especialidades como pediatria, ginecologia, clínica médica, odontologia e psicologia. A Major Médica Mariana Coelho, Adjunta da Divisão de Assistência Integrada (DAIN) e coordenadora da missão, explicou: “O objetivo é atender ao efetivo do DTCEA de Bom Jesus da Lapa e seus dependentes. Também conseguimos atender militares da Marinha do Brasil e a população local, em parceria com a Secretaria de Saúde.”
Esta foi a terceira edição da missão em 2024, com próximas edições programadas para Porto Seguro e São Gabriel da Cachoeira, em outubro e novembro, respectivamente. Desde 2017, o projeto busca atender as demandas de saúde, sociais e psicológicas de efetivos da FAB e suas famílias, priorizando localidades distantes das capitais que enfrentam longas filas para atendimentos.