O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência em Bom Jesus da Lapa devido à estiagem. A decisão foi oficializada nesta sexta-feira, 4 de abril, com a publicação da portaria no Diário Oficial da União (DOU).
Vale lembrar que o município já havia decretado a situação de emergência por conta da seca em 19 de março. A estiagem é uma característica climática da região semiárida, e todo ano, especialmente no interior do município, a população sofre com os efeitos da seca, que traz sérios problemas à comunidade, sobretudo à população rural.
Com o reconhecimento federal, a prefeitura de Bom Jesus da Lapa pode solicitar recursos para ações de defesa civil, como a compra de cestas básicas, água mineral, refeições para trabalhadores e voluntários, além de kits de limpeza, higiene pessoal e dormitório. Esses recursos são essenciais para amenizar os impactos da seca e garantir o atendimento adequado à população afetada.
A Defesa Civil Nacional também disponibiliza capacitações para agentes municipais e estaduais no uso do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), para que possam solicitar os recursos necessários de forma eficiente.