Estudantes e professores do Centro Multidisciplinar da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), do Campus XVII da Universidade Estadual da Bahia(UNEB) e do Campus do Instituto Federal Baiano (IFBaiano) de Bom Jesus da Lapa voltaram às ruas na manhã desta quinta-feira(30) em protesto contra o contingenciamento imposto pelo Ministério da Educação nas verbas de custeio das universidades e institutos federais.
O protesto também teve como pauta a greve nas universidades estaduais que já dura quase dois meses.
A concentração aconteceu na avenida Agenor Magalhães, em frente ao Campus da UNEB, onde aconteceu uma aula pública. De lá, os manifestantes partiram em caminhada pelas ruas do centro da cidade . Os organizadores não divulgaram a estimativa de público.
Com cartazes, faixas e bandeiras os manifestantes gritaram palavras de ordem em defesa da educação, contra os cortes no orçamento das universidades federais e Institutos Federais. E os professores da UNEB em greve, mais uma vez, denunciaram o Governo do Estado que há anos vem contingenciando o orçamento das universidades estaduais que já dura quase dois meses e vem alimentando a população com inverdades que omitem o sucateamento das instituições.
Segundo os organizadores do protesto, o Ato Unificado foi uma construção coletiva feita a partir de encontro entre múltiplas categorias que estão mobilizadas em todo o país. Com uma pauta única, em defesa do direito à educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada, os movimentos organizados e comunidade geral estiveram nas ruas para uma aula pública de resistência e preservação dos direitos sociais garantindo que não vão ceder às investidas dos Governos em destruir a educação.
Siga nossa página no Facebook e mantenha-se atualizado diariamente, clique e participe.Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do Site Notícias da Lapa no (77) 99834-7559.