Uma casa, localizada no bairro Parque Verde, foi totalmente destruída pelo fogo, no final da tarde deste sábado(28), em Bom Jesus da Lapa. A situação só foi controlada após uma equipe da Associação de Bombeiro Profissional Civil da cidade ser acionada. Ação contou também com a ajuda de populares, evitando que o estrago fosse maior.
Esse é o quinto incêndio registrado durante esse ano em Bom Jesus da Lapa. O fato deixou mais uma vez moradores na bronca com o poder público, em função da falta de um Corpo de Bombeiros no município. Eles alegaram que o município tem quase 70 mil habitantes, e em vários período do ano esse número mais que multiplica, com a vinda de visitantes para os eventos religiosos. “É sério essa situação. Um descaso com o povo. A sorte é que sempre que acontece situações como essa os moradores se solidarizam e ajudam a apagar o fogo”, lamentou.
Bom Jesus da Lapa tem uma população estimada de 70 mil pessoas, conforme o IBGE, e recebe anualmente mais de 2 milhões de visitantes, por meio do turismo religioso. No entanto a cidade não possui estrutura própria para suprir a demanda de combate a incêndios, salvamento e atendimento a acidentados, dentre outras atribuições de um Corpo de Bombeiros. O mais próximo do município é Barreiras, que demora quase 5h para chegar no município. Atualmente existe apenas um grupo de bombeiros Civis que atua de forma voluntária. E uma das alternativas, seria criar uma agrupamento de Bombeiro Civil na cidade, já que além desse tipo de incidente, vários focos de incêndio tem sido registrados no interior do município.