O macaco guariba que foi capturado no final da tarde desta segunda-feira(1), nas nas mediações do Maravilha II, foi solto nesta terça-feira(2), no morro do Bom Jesus da Lapa, onde tem vários exemplares da mesma especie. A ação foi realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
O animal que está entre os maiores primatas neotropicais, com comprimento de 30 a 75 centímetros, é conhecido por guariba, bugio, ou barbado. Sua pelagem varia de tons ruivos, ruivo acastanhados, castanho e castanho escuro. No caso da subespécie Alouatta guariba clamitans, os machos são vermelho-alaranjados e as fêmeas e jovens são castanho escuros. Ele é famoso por seu grito, que pode ser ouvido em toda a mata, e pela presença de pêlos mais compridos nos lados da face formando uma espécie de barba. Se alimenta de folhas, frutas, flores e outras partes das plantas. A gestação da espécie dura seis meses e nasce apenas um filhote por vez.
Siga nossa página no Facebook e mantenha-se atualizado diariamente, clique e participe. Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do Site Notícias da Lapa no (77) 99834-7559.