Na tarde desta quarta-feira (17) os aspectos políticos, ambientais e culturais do Rio São Francisco foram discutidos na Universidade Federal do Oeste Baiano(UFOB) de Bom Jesus da Lapa, durante a mesa-redonda “O Velho Chico: aspectos políticos, ambientais e culturais”, que contou com a presença de um representante da Comissão Pastoral da Terra(CPT), da 2ª Superintendência da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), de professores do Campus XVII da Universidade Estadual da Bahia(UNEB), do IFBaiano e da UFOB de Bom Jesus da Lapa e de Barreiras, além de representações sociais do município. A mesa-redonda faz parte de uma agenda de debates construída entre as três instituições de ensino superior de Bom Jesus da Lapa, com a proposta de realizarem no ano de 2019, o I Simpósio Sobre o Rio São Francisco do Território Velho Chico.
Durante o debate, as representações falaram da realidade do rio, da necessidade de discutir políticas ambientais, que atendam de fato a situação desse manancial e escute a verdadeira demanda do povo que habita a região. Outro ponto foi da necessidade de fortalecimento da ações dentro das universidades, para além das quatro paredes da academia.
Foi destacado também, a falta de ações que envolvam todas as populações e que pensem além do desenvolvimento, mas que busquem entender e construir políticas que considere o valor imaterial do rio.