Juiz Federal Dr. Leonardo é transferido da Subseção Judiciária de Bom Jesus da Lapa; Magistrado atuará agora no AP

0
GrupoSCosta-350x250px
leonardo 3
juiz federal Dr. Leonardo/Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

O juiz federal Dr. Leonardo Hernandez Santos Soares, assumiu a Subseção Judiciária de Bom Jesus da Lapa no início do ano de 2017 e quase completando um ano de atuação no município, acaba de ser promovido para assumir a 5ª Vara Federal do Amapá (AP), para onde foi designado .

A notícia publicada no Diário Oficial do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, deixou muita gente surpresa em Bom Jesus da Lapa e região, especialmente as representações sociais, políticos, e a Ordem dos Advogados do Brasil(OAB) no município, representações que viam o magistrado uma nova perspectiva de atuação da Justiça Federal, mais próxima das demandas do povo, ouvindo a população, vivenciando o contexto, respeitando sempre as partes, independente do seu contexto social. Um juiz federal com atuação popular, que também ficou surpreso com a agilidade da sua  remoção.

O Secretário de Igualdade Racial e Diversidade de Bom Jesus da Lapa, e Coordenador Geral do Conselho Estadual das Associações Quilombolas da Bahia, Florisvaldo da Silva afirmou em entrevista ao Site Notícias da Lapa que a saída de Dr. Leonardo da região significa uma grande perda para a população. “Foi a primeira vez que o movimento, as comunidades quilombolas e as pessoas em geral tiveram a oportunidade de conversar com um juiz, e mais que isso, ele esteve presente em algumas comunidades quilombolas, como:  Barrinha, Bebedouro, Araçá Volta”, destaca.

“E nesse pouco tempo que ele atuou aqui realizou duas audiências com as comunidades Quilombolas, uma em Araçá Cariacá e outra aqui na sede do município de Bom Jesus da Lapa, ambas com a presença de Quilombolas dos municípios de Lapa, de Sítio do Mato, Paratinga, Serra do Ramalho, Malhada e Riacho de Santana”, disse.

Florisvaldo finaliza com o sentimento de tristeza. “Foram eventos e momentos de esperança para nós Quilombolas nestes dias tão difíceis que o Estado e o povo brasileiro estão vivendo. Vamos agora torcer pra que o novo Juiz que substituirá Dr. Leonardo dê continuidade a esse trabalho justo e digno, escutando o clamor do povo, que ele vinha fazendo”, frisou.

O vereador Romeu Thessing(PCdoB), da Câmara de Bom Jesus da Lapa, autor de uma Moção de Aplauso em reconhecimento a atuação de Dr. Leonardo no município e na região, falou que a população perde um Defensor dos “pobres, injustiçados, sem terra, dos recursos hídricos e da mãe natureza. Como vereador lamento pela saída de Dr. Leonardo, que em pouco tempo conseguiu em parceria com a sua equipe apreciar, julgar e proferir sentenças em prol dos mais necessitados. Saiu do seu gabinete e foi ao encontro da população, dos movimentos sociais para dialogar pacificar e harmonizar”, afirmou.

Conforme o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil(OAB), em Bom Jesus da Lapa, Dr. Edvaldo Ramos de Araújo, a região perdeu um grande juiz. “Dr. Leonardo deu um nova dinâmica para a justiça em Bom Jesus da Lapa, processos que demoravam anos para ‘andar’, com a sua chegada, foram resolvidos, e os advogados passaram a ser ouvidos, como também as pessoas simples que precisavam de auxilio. Fez um mutirão de conciliação, que foi histórico para a região, onde trouxe para Bom Jesus da Lapa quatro procuradores, e juntamente com a sua equipe resolveu mais de 500 processos.

“Pela primeira vez um juiz saiu do seu gabinete juntamente com a sua diretoria e foi até a OAB para nos ouvir, perguntar o quê poderíamos fazer juntos para resolver e agilizar os problemas judiciais do município. Em vez da gente escutar o que ele tinha para dizer, foi ele que nos ouviu, em uma reunião com nossos advogados. Ele tinha uma sensibilidade, que não importava a pessoa, ele tratava bem e ouvia, e fez a Justiça Federal criar uma nova forma de trabalho, onde toda equipe foi envolvida nas ações. Foi até as pessoas, comunidades Quilombolas, participou de audiências no campo, onde as pessoas precisavam ser ouvidas, e tomou várias decisões em defesa dos recursos públicos envolvendo prefeituras”, finalizou.

De acordo com Daniela Rocha representante da Comissão da Marcha pela Paz, além do município perder um grande Juiz, também perdeu um grande ser humano que convivia com qualquer pessoa, sem qualquer tipo de ostentação. “A gente fica mais uma vez a mercê de uma nova nomeação. Mas a esperança é que logo logo seja nomeado um novo juiz para exercer essa função, e que a gente possa ter as mesmas perspectivas, porque Dr. Leonardo deu andamento aos processos, com muita habilidade, separando muito bem, inclusive a questão pessoal”, disse.

“Nós moradores do Quilombo Araçá/Volta sentimos muito com a remoção repentina do Juiz Federal Dr. Leonardo. Durante o pouco tempo que esteve na região, construiu uma relação de respeito com as comunidades Quilombolas, e movimentos sociais, mesmo quando dava decisões contrárias, nunca nos deixou de ouvir. Tinha um jeito todo respeitoso com as partes, e conduzia as audiências sempre lutando por uma conciliação. Durante esse pouco tempo que ele atuou, como liderança Quilombola na região, aprendi muito”, destacou Lucas Marcolino da Silva, vice-presidente da Associação Quilombola.

O juiz que estava prestando um excelente trabalho, em 22 município na  região,  foi promovido e seguirá o estado do Amapá (AP). De acordo apuramos, o magistrado manifestou interesse em continuar por ainda mais três meses em Bom Jesus da Lapa, mas o TRF não acatou tal pedido.

O site Notícias da Lapa também se manifesta agradecendo ao Dr. Leonardo Hernandez pelo trabalho em parceria com a imprensa, visando atender os interesses sociais e deseja sucesso nessa nova empreitada.

Veja algumas imagens do período que  Dr. Leonardo atuou na região de Bom Jesus da Lapa: