O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) realizou, na manhã desta sexta-feira(27), o recálculo dos votos das eleições para vereador de 2020 em Bom Jesus da Lapa, cassando de forma definitiva o mandato do vereador Gedson do Nascimento (PSC). Os 628 votos recebidos pelo agora ex-parlamentar foram anulados e o recálculo, definindo que Romilson Oliveira Batista(Irmão Romilson), também do PSC, deverá assumir como vereador da capital baiana da fé até o fim da atual legislatura, em dezembro de 2024. Ele obteve 492 votos em outubro de 2020.
Gedson foi eleito pelo PSC com 628 votos obtidos em 2020, sendo o 16º mais votado. No entanto, o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) entrou com uma ação na justiça alegando que os votos foram comprados e irregulares.
O Juízo da 71ª Zona Eleitoral julgou a ação improcedente, por entender frágil o acervo probatório. Por maioria, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) confirmou a sentença. No entanto, o Ministério Público Eleitoral recorreu ao TSE.
No órgão superior, o ministro Raul Araújo, sentenciou o caso alegando que o Gedson utilizou de recursos financeiros, cestas básicas e favorecimento nas filas de atendimento médico junto ao serviço municipal público de saúde para beneficiar à eleitora Vanderleia Souza dos Santos em troca de seu voto.
De acordo com a decisão do ministro, o acervo trata-se de prova concreta que, embora tenha sido produzida num momento de ânimos exaltados, compõe-se de dizeres verídicos, cujas situações foram confirmadas repetidas vezes pela senhora Vanderleia no diálogo, que se queixou por Gedson ter exposto aquela situação em um grupo de Whatsapp.
A posse do novo vereador deverá ocorrer no início de novembro, na Câmara de Vereadores de Bom Jesus da Lapa.
Irmão Romilson
Irmão Romilson foi vereador em Bom Jesus da Lapa no período de 2017 a 2020, quando foi eleito com 384 votos pelo PSC.