Inelegibilidade, ausência de quitação eleitoral e renúncia: Bom Jesus da Lapa tem 9 candidaturas inaptas para disputa de outubro

0
GrupoSCosta-350x250px

 

A eleição de 2024 em Bom Jesus da Lapa registrou pelo menos nove candidaturas a vereador consideradas “inaptas” pela Justiça Eleitoral. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), são consideradas inaptas aquelas candidaturas que foram indeferidas, canceladas, cassadas, não conhecidas ou que sofreram renúncia.

Uma consulta feita pelo Notícia da Lapa ao sistema de Divulgação de Candidaturas do TSE revelou que seis partidos enfrentam problemas com candidaturas inaptas. Os partidos afetados são: PSB (1), PRD (1), PT (1), PSDB (2), PSOL (2) e União (1). O Novo, que integra a coligação do prefeito e candidato à reeleição em Salvador, Bruno Reis (União), lidera essa lista com seis postulantes que renunciaram, além de três que tiveram suas candidaturas indeferidas por não atenderem às exigências legais.

Lista de Candidaturas Inaptas:

  1. Waldo Dias de Lima – Indeferido (ausência de quitação eleitoral)
  2. Alziza Cristina dos Santos – Renúncia
  3. Agnaldo Oliveira Barbosa – Indeferido (ausência de condição de elegibilidade)
  4. Lindiara Pereira Lopes – Renúncia
  5. Meyrice Correia Ribeiro dos Santos – Renúncia
  6. Renato Leles da Rocha Júnior – Indeferido (desatendimento a requisito formal)
  7. Clériston de Tarso Leles dos Santos de Jesus – Renúncia
  8. Luana Xavier de Souza – Renúncia
  9. Juvandy Marques da Silva – Renúncia

Prazos da Justiça Eleitoral

Vale destacar que na última segunda-feira (16), todos os pedidos de registro de candidaturas aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador foram julgados pelas instâncias ordinárias. Essa data também marcou o fim do prazo para pedidos de substituição de candidaturas, salvo em casos de falecimento, onde a substituição poderá ocorrer após esse prazo.

Fique atento às atualizações sobre o cenário eleitoral em Bom Jesus da Lapa!

QUER COMENTAR?

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui