As inspeções que vêm sendo realizadas desde o início de janeiro tem colocado em alerta nesse momento a Vigilância Epidemiológica e o setor de Endemias de Bom Jesus da Lapa . Isso porque o número de tubitos coletados contendo larvas de mosquito aumentou nesse início de ano. Somente do dia 6 de janeiro até agora foram coletados 266 tubitos e encontrados 172 focos do Aedes aegypti. E das outras 94 amostras, 70 ainda estão sendo analisadas, e as outras 24 deram negativas. Estes são os primeiros focos do mosquito confirmados neste ano. No entanto nenhum caso suspeito de dengue foi registrado no município ainda esse ano.
Conforme a Diretora da Vigilância, Lais Sento Sé, das amostras apresentadas, 48 focos foram encontrados no Bairro São João, e 57 no Bairro Vila Nova. E o resultado é fruto de um mutirão que foi realizado pelos Agentes de Combates a Edemia esse mês, fazendo uma varredura em alguns bairros. “Toda comunidade deve se organizar para combater o Aedes Aegypti no município e ajudar de todos os modos possíveis os agentes de saúde. Devemos sempre ficar alerta, também alerta se o nosso vizinho também está fazendo a parte dele”, frisa a Diretora.
Laís destaca, que mesmo este primeiro mês do ano seja o mais propícios para o aparecimento do mosquito, incluindo o próximo mês, devido as chuvas constantes e o calor, este número de amostras poderia ser menor se a população colaborasse mais. “A população precisa ficar alerta, pois se há focos do Aedes Aegypti aparecendo é porque a doença pode voltar a cidade de Bom Jesus da Lapa”, destaca.
Ela lembra ainda, que para estas larvas continuarem sendo coletadas e analisadas e para que a Vigilância Epidemiológica possa eliminá-las é importante que a população permita que os agentes vistoriem os imóveis. “A cada 45 dias, o agente retorna a residência para nova vistoria, quando inicia o novo ciclo. É fundamental que o proprietário do local o receba, sempre verificando a sua identificação. Qualquer dúvida, a população pode entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, pelo telefone 3481-5039”.
Curta a página no Facebook e recebe conteúdos exclusivos. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (77) 99834-7559.