Indenizações para preservação ambiental na Bahia superam R$ 400 mil, incluindo Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px

 

Mais de R$ 400 mil em indenizações serão direcionados a medidas de preservação e recuperação ambiental na Bahia, resultado de 26 Termos de Ajustamento de Conduta firmados pelo Ministério Público da Bahia (MPBA) nos últimos três dias. Entre os dias 21 e 23 de outubro, um esforço integrado do projeto Terra Protegida realizou 28 audiências no município de Juazeiro, onde a iniciativa foi lançada durante a ação do PGJ Itinerante.

Clique aqui e receba noticias do Notícias da Lapa no seu WhatsApp e fique por dentor de tudo!

Um dos principais focos da ação está na Região Oeste da Bahia, especialmente em Bom Jesus da Lapa, que tem enfrentado grandes desafios relacionados ao desmatamento. Além das indenizações, foi assegurada a criação de 26 Reservas Particulares de Proteção Natural, totalizando 488,48 hectares de áreas protegidas pela atuação do MPBA. Os acordos têm como objetivo recuperar danos ambientais causados pelo desmatamento e promover a regularização ambiental de imóveis rurais.

A Bahia ocupa a terceira posição no Brasil em registro de desmatamento, atrás apenas de Pará e Maranhão. Entre 2019 e 2024, o estado perdeu 1.826.643,90 hectares de vegetação nativa, com o cerrado sendo o bioma mais afetado, seguido pela caatinga. Na Região Oeste, onde está localizado Bom Jesus da Lapa, a expansão do agronegócio tem sido um dos principais fatores do desmatamento.

Dentre as áreas desmatadas, 705.302,77 hectares estão nas regionais ambientais de Barreiras e Bom Jesus da Lapa, com 462.938,01 e 242.364,76 hectares desmatados, respectivamente. Para combater essa situação e identificar infratores, o projeto Terra Protegida utilizará ferramentas de geotecnologia e inteligência artificial, além de disponibilizar um painel público com dados sobre a cobertura vegetal.

Augusto César Carvalho de Matos, coordenador do Centro de Apoio do Meio Ambiente (Ceama), ressaltou a importância da iniciativa, afirmando: “O MPBA é referência na área ambiental em relação à efetividade, e esse projeto fortalecerá as estratégias de proteção e defesa da vegetação nativa no estado da Bahia, especialmente em regiões vulneráveis como Bom Jesus da Lapa.”

A ação está alinhada com a Recomendação nº 99/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Nota Técnica 01/2021 do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Com isso, promete reforçar a fiscalização ambiental, promover a restauração de áreas degradadas e responsabilizar os infratores, garantindo um futuro mais sustentável para Bom Jesus da Lapa e toda a Bahia.

QUER COMENTAR?

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui