Força da agricultura familiar do Território Velho Chico é apresentada na Caravana Parceria Mais Forte em Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px

 

Foto: divulgação/reprodução

Mandiocultura, bovinocultura de leite, Galinha Caipira (postura) e Apicultura estão entre os sistemas produtivos estratégicos da agricultura familiar, que se destacam no território de identidade Velho Chico. Essas atividades geram renda para agricultores(as) familiares, assentados(as)  e povos e comunidades tradicionais, além de promoverem o crescimento econômico dos municípios do território. Uma parte dessa riqueza e diversidade foi apresentada durante a Caravana Parceria Mais Forte Juntos para Alimentar a Bahia, realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, (IF Baiano) de Bom Jesus da Lapa, nesta quinta-feira(2).

Foto: divulgação/reprodução

Durante o evento, dirigentes da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) informaram que o Velho Chico já recebeu R$ 466 milhões em investimentos para o fomento à produção rural. O território tem 38.195 estabelecimentos rurais, destes 28.723 são da agricultura familiar. Esse número representa 75% das moradias rurais, que abrigam famílias agricultoras.

Ainda durante a Caravana foi entregue o Certificado do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) para o empreendimento Ribeiro Abatedouro de Aves, do município Bom Jesus da Lapa.

A certificação é resultado de uma parceria entre a CAR e o Consórcio Velho Chico. Atualmente, oito empreendimentos já possuem este documento no território. Com o SIM é possível vender os produtos, com valor agregado e de acordo com as normas exigidas para os mercados do atacado e varejo, além garantir a segurança alimentar para os consumidores.

Foto: Ivani Santos

Sobre a Caravana 

A iniciativa é da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR) e tem o objetivo de apresentar à sociedade baiana, nos 27 territórios de identidade, as ações que vêm sendo executadas pelo Governo do Estado para a agricultura familiar, com recursos da ordem de R$ 2,9 bilhões, sendo aplicados no período de 2015 até o fim de 2022.

A Caravana visa ainda consolidar e ampliar essas ações, para fortalecer ainda mais a agricultura familiar e a economia dos municípios baianos e promover maior articulação entre os mais diversos agentes sociais, que executam políticas públicas voltadas para o desenvolvimento rural.