A pesca predatória na Lagoa da Lapa em Bom Jesus da Lapa recebe fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente do município. A SEMEIA, através da Guarda Civil Municipal começou nesta quarta-feira (28) uma operação fiscalizatória contra a pesca predatória no local. Os agentes realizam patrulhamento na Lagoa da Lapa e áreas próximas.
Com a enchente do Rio São Francisco, no período da piracema – que vai de 1º de novembro a 28 de fevereiro, quando a pesca é proibida na bacia, os cardumes sobem o rio para reprodução. Já os peixes que estão nas lagoas seguem em direção ao leito do rio, as espécies dão saltos para fora d’água, tentando vencer os obstáculos.
Os pescadores que forem flagrados cometendo a pesca ilegal, podem sofrer multa, prisão, ter os equipamentos apreendidos e responder por crimes ambientais.
Ver essa foto no Instagram
Sobre as lagoas
Com o aumento do nível do rio São Francisco, que chegou na cota de 7,15 metros em Bom Jesus da Lapa nesta quinta-feira(29), as principais lagoas do município começaram a receber água, deixando cheios de alegria ribeirinhos e pescadores. E uma das principais lagoas do município, a Lagoa da Lapa, que fica próxima a cidade, também começou a receber água, criando um bonito espetáculo da natureza.
Ver essa foto no Instagram
No braço de rio (igarapé) que passa nas imediações da gruta do Santuário, responsável pelo abastecimento da Lagoa, no local onde fica a comporta, instalada para que a água não volte quando o rio São Francisco começa a baixar, testemunha a subida de uma grande quantidade de peixes em direção ao leito do rio para a reprodução, chamando a atenção de admiradores, como também de pescadores.
Diante do fenômeno, conhecido como piracema, que é favorecido pela cheia do rio, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Bom Jesus da Lapa pede para as pessoas não colocarem redes, e segue com a fiscalização na área.