Quem pertence a algum grupo de risco e ainda não se imunizou contra a gripe tem uma última chance até o fim do dia desta sexta-feira(15) quando termina a campanha, que já foi prorrogada. Conforme o secretário de Saúde de Bom Jesus da Lapa, até a última quinta-feira(7) o município havia conseguido imunizar 13.783 pessoas. Da meta; crianças: 81,41%; trabalhador de saúde: 69,29%; gestantes: 70,18%; puérperas: 92,20%; idosos: 83,79%; professores: 96,37%; meta geral: 81,36%, e pessoas com comorbidades: 1.895.
De acordo a Diretora de Vigilância em Saúde de Bom Jesus da Lapa, Lais Sento Sé, a meta, neste ano, é vacinar 90% do público alvo até o dia 15, quando termina a campanha. Para isso, a vacina está disponível nos postos de saúde. Ela frisa ainda, que a população que faz parte da campanha que ainda não vacinou, precisa procurar os pontos de vacinação.
Devem tomar a vacina, idosos a partir de 60 anos; crianças de seis meses a cinco anos; trabalhadores da área de saúde; professores da rede pública e privada; mulheres gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) e pessoas privadas de liberdade. A imunização apenas é contraindicada para pessoas alérgicas a ovo, que tiveram reação anafilática em doses anteriores ou que estejam passando por doenças agudas.
Senhores,
Embora não seja de Bom Jesus da Lapa, não posso deixar de comentar as diversas irregularidades que observei quando estive nessa bonita cidade de povo hospitaleiro.
1.0 – Quando cheguei a Paratinga-Ba., fiquei perplexo com o estado de conservação da BA 106 que me fez lembrar os fatos narrados por soldados na segunda guerra, que presenciaram terrenos esburacados.
2.0 Ao chegar à cidade fiquei encantado com sua arquitetura exuberante, com sua população de pessoas simples e gentis,
3.0 – Como minha namorada reside na cidade e trabalha como professora fiz questão de conhecer as escolas onde ela trabalha e verifiquei que as mesmas estão conservadas, de pinturas novas e recuperadas, porém observei que os alunos vão à escola sem o uniforme completo (camisa/calça e sapato) verifiquei em locco que os estudantes não tem uma merenda decente, e as escolas (a ampla maioria) não fazem uso de diário escolar, e se utilizam de uma recuperação no mês de junho para tentar recuperar os alunos que na sua maioria não são estudiosos.
4.0 – Em se tratando de uma cidade muito católica, ela possui um conjunto de grutas e planície esplendorosa.
5.0 – Houve ocasião durante a minha estadia na cidade e tive a necessidade de ir a UPA, que por sinal muito organizada, porém não há uma UTI para atendimento de urgências e emergências e os médicos que atendem na UPA são jovens de pouca experiência. Se você optar por um atendimento de qualidade e for a uma clinica particular terá que pagar em dinheiro, pois a grande maioria existente na cidade não atende por planos de saúde ou pelo SUS.
6.0 – Na questão de segurança a cidade possui Guardas Municipais que se limita a realizarem rondas nas escolas Municipais e guardar a Prefeitura e os Monumentos.
7.0 – A cidade possui um trânsito sem fiscalização, onde motos e carros trafegam sem restrições. Na saída da escola observei que várias motos são usadas para transporte escolar com até 04 (Quatro) pessoas em cima das mesmas. Um absurdo.
8.0 – A cidade não tem um Aeroporto oficial, pois em se tratando de uma cidade turística onde recebe muitos romeiros e visitantes o ano inteiro, há a necessidade da construção o mais rápido possível. Eu até fique sabendo por esse canal de notícias que o Senhor Governador anunciou em visita a cidade, a licitação para a construção do Aeroporto.
9.0 – Fiquei sabendo da inauguração de um abatedouro e frigorífico no dia 09, muito embora entendo que a premente necessidade para o povo lapense é com a saúde e educação que está aquém do que o povo merece.
Não sou candidato a nada e detesto politica, mas gostaria que o Exmo. Prefeito da Lapa que está no seu segundo mandato atentasse para esse registro, objetivando melhorar as condições desse povo sofrido.
Comments are closed.