O Ministério Público Federal (MPF) em Bom Jesus da Lapa realizou na manhã desta terça-feira(04), na Câmara Municipal de Vereadores, audiência pública para discutir e viabilizar recomendações sobre ações vinculadas para o acesso a água potável, e sobre a regularização fundiária em alguns assentamentos do interior do município.
No uso da fala, o Diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Bom Jesus da Lapa, Gerson Nunes, chamou a atenção das autoridades presentes, afirmando que a cada ano que passa a situação do abastecimento de água do município fica mais grave em algumas localidades e na sede, e que o SAAE sempre buscou atender os anseios da população.
Gerson destacou que um dos grandes problemas de Bom Jesus da Lapa, que a população tem sofrido hoje, acontece em função da falta de planejamento que não aconteceu no passado, quando o o município recebeu a responsabilidade de administrar a Autarquia. Somando isso, a falta de investimentos ao longo dos anos, fez com que a situação chegasse ao atual quadro. “O problema de abastecimento de água no município de Bom Jesus da Lapa, a cada ano que se passa, infelizmente tem se agravado em algumas localidades, sobretudo no interior do município. E não posso deixar de falar aqui das queixas que nós temos na sede”, disse.
O Diretor destacou que muitos projetos já estão em andamento, tanto do Projeto Formoso, como em outras comunidades do interior do município, explicando que surgiram vários bairros e vilas no município. No entanto, não houve o devido planejamento, para que o sistema de distribuição e tratamento acompanhasse o crescimento da cidade. Em função disso, a Autarquia tem buscando se desdobrar para que a população seja melhor assistida, informou Gerson Nunes.
Ele frisou ainda que diante da situação, várias ações estão sendo feitas, com projetos elaborados pela Codevasf para o Projeto Formoso, e que o SAAE já elaborou o novo projeto do sistema de abastecimento da cidade, denominado de projeto de reformulação do abastecimento de água da sede do município.
Confira o vídeo na íntegra na página do Facebook do Site Notícias da Lapa.