A PACIÊNCIA É UMA VIRTUDE QUE EQUILIBRA O NOSSO SER
A Paciência é uma virtude de manter um controle emocional equilibrado, sem perder a calma, ao longo do tempo. É a capacidade de suportar dificuldades de toda ordem, de qualquer hora ou em qualquer lugar.
Ter paciência é como poder aceitar aquilo que a vida nos oferece, sem desprezar nada. Esse é um grande desafio, porque queremos que as coisas aconteçam do nosso jeito.
É necessário refletir sobre o nosso controle emocional diante dos problemas que aparecem todos os dias. Ao conseguirmos reconhecer o quanto as pessoas “nos tiram do sério” é possível entender o quanto estamos nos deixando levar por tão pouco.
Exercite o seu poder pessoal para suportar uma ofensa. Isso vai te levar a ter mais calma para pensar melhor antes de agir, evitando ofender alguém e ser ofendido.
E quando nós mesmos erramos? Devemos aceitar o erro cometido e procurar aprender com as lições que ele deixa. Tenha paciência também com os seus erros! Não queira mudar de uma noite para um dia, pois tudo na vida tem a hora certa de acontecer. Tenha paciência também com o seu lado pecador.
A mudança rápida de alguém pode ser fantasia ou até mentira, para impressionar os outros. Tenha paciência com a sua mudança. Não queira mudar para mostrar às pessoas, mude para convencer a você mesmo que você merece crescer.
Tenha Paciência na dúvida! Para saber o que fazer nos momentos de dúvida é preciso aprender a ter paciência. Resolva uma coisa de cada vez para saber qual a melhor decisão a ser tomada. A mente da gente é fértil para querer resolver tudo ao mesmo tempo. Se você pensa em resolver muita coisa, vai acabar não resolvendo nada. Paciência!
Ter paciência não é engolir “sapo” e deixar as pessoas fazerem o que querem com você. Mas, até para uma resposta que o provocador merece é preciso ter a paciência de respirar duas vezes, e responder com precisão e classe.
Pe. Rosivaldo Motta, CSsR
Santuário do Bom Jesus da Lapa