O Prefeito de Bom Jesus da Lapa Fábio Nunes, junto com o vice-prefeito Miguel Leles, o presidente da Câmara Eduardinho Filho, o secretário de administração Dr. Victor Hugo e o coordenador do Código de Postura Klaiton, além da vereadora Maria Leles, estiveram na Rádio Bom Jesus FM na manhã desta quinta-feira(28). Fábio concedeu uma entrevista ao programa Jornal Primeira Hora, do radialista Ailton Alegria. Na oportunidade, o atual chefe do Executivo e equipe falaram das mudanças que estão sendo implementadas na cidade para a Romaria.
Durante a entrevista, foi explicado o Decreto Nº 136/2022 que disciplina o comércio dos ambulantes no período da Romaria do Senhor Bom Jesus da Lapa, que segue até o dia 30 de outubro de 2022. Segundo a gestão, o documento é uma continuidade das ações iniciadas no ano de 2019, com a organização das barracas, trânsito e fluxo de ônibus, pensando em oferecer melhor estrutura de acolhimento aos romeiros.
De acordo com a informação dada à imprensa, a cidade está preparada para receber os romeiros, e as ações que estão sendo realizadas seguem o projeto de reorganização da Romaria, iniciado ainda na administração do ex-prefeito Eures Ribeiro, considerando o crescimento do evento, e assim, objetivando dar uma nova dinâmica à cidade, já que o número de romeiros aumentou e há a expectativa de o número de visitantes ser maior que em anos anteriores.
Ainda de acordo com a prefeitura, o município intensificará a fiscalização, com o objetivo de coibir qualquer tipo de exploração dos romeiros por parte de alguns vendedores, os quais poderão perder o alvará.
Escute a entrevista na integra:
A Romaria do Bom Jesus da Lapa é considerada a terceira maior do país. O evento religioso atrai fiéis de várias partes do país há mais de três séculos. Este ano, na sua 331º edição, são esperados milhares romeiros que não tiveram como visitar o Santuário nos dois últimos anos.
De acordo a prefeitura lapense, todos os cuidados estão sendo tomados desde o início da pandemia, e em conjunto com o Santuário do Bom Jesus da Lapa as autoridades vêm tomando todas as medidas. A expectativa da organização “é que a Romaria de 2022 seja a maior de todos os tempos”.